Vantagens do trabalho remoto para os empregadores, empregados e empreendedores

Nos Estados Unidos, cerca de 40% dos trabalhadores atuam no regime de home office. E além disso, muitos são donos do próprio negócio, o que facilita ainda mais o sistema home office de trabalho.

No Brasil existe ainda muita desconfiança nesta modalidade, mas se pararmos para pensar, quantas profissões hoje já usam esse sistema? Contadores, advogados, secretárias, assessores, professores, arquitetos, decoradores, coaches, terapeutas, corretores de imóveis, comércios virtuais, jornalistas, webdesigners, programadores, enfim uma infinidade de profissões que não necessitam de um ponto comercial ou estarem presentes em uma empresa 8 horas por dia.

Para o empregador e empreendedor a economia com aluguel com a utilização de um espaço físico menor é um dos fatores que levam a adotar o home office. Para uma empresa, é possível adotar alguns dias na semana para que o funcionário trabalhe de casa, liberando assim espaço para que outro possa ocupar e vice-versa, remanejando a utilização dos equipamentos na empresa. Sendo necessário ter em casa equipamentos como notebooks, celulares e softwares para acesso remoto e móveis ergonômicos para não prejudicar a saúde.

O trabalho remoto reduz drasticamente as faltas devido problemas com filhos, falta por motivo de doença, desídia, atrasos, entre outros motivos que levam o indivíduo a se ausentar.

Agora é importante salientar que o trabalho remoto não é para todos, sim isso mesmo, existem profissões e empresas em que há a necessidade da interação pessoal, mesmo que muito de seu trabalho seja facilitado pela tecnologia, como médicos, bombeiros, policiais, enfermeiras, recepcionistas, lojistas, cozinheiros e Chefs de cozinha, cabeleireiros e profissionais da beleza e até mesmo empresas de médio e grande porte que ainda precisam controlar melhor o trabalho remoto de seus funcionários.

A sociedade caminha para uma nova etapa de prestação de serviços, assim como foi a transição da escravatura para a revolução industrial, depois para o trabalho regido pelas leis trabalhistas, o incentivo ao empreendedorismo e agora chegando a fase tecnológica que nos permite acesso imediato a quem está do outro lado do mundo.

Translate »
WhatsApp chat