O Secretariado e a linguagem – Libras

Como profissional de Secretariado Executivo devo falar que é importante a forma de nos comunicarmos, seja de maneira escrita, falada e também através de sinais (como assim???). Sim, temos a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) que é uma matéria significativa para quem lida constantemente com a comunicação, como nós.

Mas por quê estudar LIBRAS?

Enquanto secretárias, assistentes, temos o dever de nos instruir e a linguagem faz parte de nosso dia-a-dia. Trabalhamos diariamente com a nossa língua materna, devendo nos expressar de forma clara e correta. Estudamos e trabalhamos com uma segunda língua, seja ela inglês, espanhol, chinês… E porque não conhecer mais uma linguagem oficial que é Libras? Com o conhecimento nesta linguagem alcançamos uma outra cultura, que é a surda e podemos interagir de forma natural e atuando como tradutor/intérprete de nossos executivos.

E dessa forma, proporcionamos em nossa organização a inclusão de pessoas, que muitas vezes por falta de conhecimento nosso na comunicação, preterimos seu ingresso.

Iniciei um curso online em Libras pelo VEDUCA, que tem uma plataforma de estudos estruturada, professores especializados no assunto, além de ser gratuito e somente ao final do curso você solicita seu certificado pagando por sua emissão.

Encontrei outras plataformas de estudos online, mas ainda não testei, de qualquer forma, deixo aqui para quem quiser consultar.

Veduca: https://veduca.org/

Libras USP Ead: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=5603&section=0

Unieducar: https://unieducar.org.br/cursos/libras

Estarei postando meus avanços aqui no blog da Office Services, e quem quiser trocar idéias a respeito é só chamar!

Abraços!

Maria do Carmo

Translate »